Hospital São Marcos

Fone: (81) 3217-4444
Fax: (81) 3217-4600

Quem Somos


 

O Hospital São Marcos iniciou suas atividades em setembro de 1940, com o nome de INSTITUTO DE RADIOTERAPIA DE PERNAMBUCO e acomodações para seis leitos destinados a atendimento de especialidades que necessitassem de internamento.

Em 1946, atendendo às necessidades de ampliação, transforma-se na CASA DE SAÚDE SÃO MARCOS contando com 30 leitos para a prestação de assistência médico-hospitalar nas áreas de: Maternidade, Cirurgia, Clínica Médica e Oncologia, já existente.

Com o crescimento sobretudo na área de cirurgia, em 1956 foi inaugurado um novo Centro Cirúrgico, agora mais amplo e moderno.

Em 1974, criou-se a Unidade de Queimados, única especializada nesse tipo de tratamento até hoje, em toda a Região Nordeste. Com um investimento de US$ 400 mil, foi instalado neste mesmo ano o primeiro “Acelerador Linear” do Nordeste, equipamento utilizado até os dias de hoje para o tratamento do câncer.

Acompanhando as evoluções tecnológicas da medicina hospitalar, e devido à qualidade de sua prestação de serviço, a Casa de Saúde São Marcos se distingue como uma das principais unidades hospitalares da década de 60, com uma maternidade que atingia os melhores padrões de atendimento do ramo. Na década de 70, se sobressaía por possuir o mais avançado Centro Cirúrgico da região, constando como referência na prestação de serviços de Emergência em traumatologia da face e atendimento a queimados.

Nos anos 80, passou por uma ampla reforma para modernização. Já na década de 90 fecha sua maternidade para investir em hospital geral, como também na ampliação e na criação de novas unidades, e investir em seu corpo de enfermagem para tornar-se um centro de saúde de referência. Com 70 leitos, passa a ser chamado de CENTRO HOSPITALAR SÃO MARCOS, desenvolvendo atuação nos seguintes setores: Clínica Médica, Nefrologia, Cirurgia Geral, Medicina Hiperbárica, Cardiologia, Urologia, Cirurgia Plástica, Atendimento a Queimados, Cirurgia Vascular, Proctologia, Traumatologia, Otorrinolaringologia, Neurologia, dentre outras.

Em outubro de 1993, inaugurou seu Setor de Emergência, passando de 700 para 2.300 atendimentos/mês, acoplada a um moderníssimo Centro de Diagnóstico por imagem.

Os anos de 1995 a 1998 foram dedicados à mudanças nos setores de infraestrutura hospitalar, como lavanderia, cozinha, e subestação, assim como na ampliação de seus leitos, inclusive para pacientes obesos e idosos, e de modernas UTI’s Geral e Cardiológica. Assim, o número total de leitos disponíveis de internação passa para 108.

Recentemente, o Hospital São Marcos recebeu uma reforma em sua Emergência, elaborada com os mais modernos conceitos de atendimento a clientes de baixa, média e alta complexidades. Com estrutura física ampla e bem equipada, essa nova área dispõe de seis consultórios, repouso com 23 leitos de observação, salas para trauma e pequenos procedimentos, aplicação de gesso, de medicação, e tem capacidade para 10 mil atendimentos/mês.

As equipes médicas atendem 24 horas nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Cirurgia Geral e Traumatologia, e ainda contam com suporte da equipe médica do São Marcos, uma das mais tradicionais do Recife.

 

Veja a Política da Qualidade do São Marcos.

Confira um breve perfil do fundador.


© Hospital São Marcos

Av. Portugal, nº 52 - Boa Vista - Recife - PE
Fone: (81) 3217-4444 / Fax: (81) 3217-4600
saomarco@hospitalsaomarcos.com.br

Produzido por CONNEXION NET